Pense na seguinte situação : você está dentro de um ônibus , sentado ao lado de uma senhora e vocês passam por um ponto lotado. Se eu lhe perguntasse : você está em movimento? A resposta que lhe vem à cabeça é : "Claro que sim." Mas na física, não é tão claro. Porque sempre que você perguntar : isto está em movimento ? Deve pensar assim : está em movimento em relação a quê ?

Em física, um corpo está ou não em movimento em relação a um Ponto de Referência ou a um Referencial.Vamos voltar ao nosso exemplo: Se você usar como referencial o ponto de ônibus, você estará em movimento. Pois você mudou de lugar , em relação ao ponto com o passar do tempo. Quer dizer: você se afastou do ponto ! Mas se eu mudar o ponto de referência ?

Se eu usar a senhora ao seu lado de referencial ? Você não estará em movimento. Porque em relação à senhora, você não se afastou ou chegou mais perto.

Concluindo : um corpo está parado ( em repouso) ou em movimento sempre em relação a um Ponto de Referência ou a um Referencial.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

3 comentários

  1. priscila ribeiro 15/12/2008 às 23:58

    MAneiiroooo

    Responder

  2. Gabriely Larissa 24/01/2014 às 23:43

    uma pessoa em uma motocicleta, observa um poste na calçada de uma rua ao passar por ele. o poste esta em repouso ou em movimento ??

    Responder

    1. Em relação ao motociclista, o Poste está em movimento!!!

      Responder

Deixe uma resposta