Nem sempre dá para perceber mas a matéria ao nosso redor está em constante transformação. Algumas destas transformações alteram a natureza da matéria e outras somente alteram a aparência. Por exemplo : se eu queimo um pedaço de papel , estou alterando a natureza do papel. Ele está se transformando em cinza ( que não é papel!). Esse é um exemplo de fenômeno Químico.

Mas se eu rasgo o papel, estarei alterando o papel , porém não estou transformando-o em nada. Continua sendo papel ( papel rasgado, mas papel ! ). Esse é um exemplo de fenômeno físico.

Resumindo : São fenômenos químicos as transformações da matéria com a alteração em sua composição. E fenômenos físicos , as transformações da matéria sem a alteração em sua composição.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

69 comentários

  1. leticia quirino ramalho 15/06/2013 às 10:59

    bom legal gostei bastante bem legal mesmo vou começar a procurar minhas coisas aqui muito obragada Andreia….muitooo grataaa

    Responder

Deixe uma resposta