Quem sou eu ?

Meu nome é Andréa Barreto M. da Poça, sou Professora de Ciências em uma Escola no Município do Rio de Janeiro, onde trabalho também na Sala de Leitura. Também dou aulas no Colégio don Quixote – uma escola particular no Rio, onde me formei no Ensino Fundamental e Médio.

Adoro dar aulas e ensinar. Ando me arriscando na Informática Educativa e no uso dos Blogs educativos.

68 respostas a Quem sou eu ?

  1. nilza maria brito

    Sou professora de filosofia e gostei das possibilidades por você levantadas. É de fundamental importância que estendamos nossas práticas pedagógicas. Vale a indicação do cuidado de ofertas que deverão ser feitas ao mundo escolar. Defendo o ponto de vista que basta a mídia com tanta bobagem. Quanto à canção de Zélia Duncan é belíssima. Muito legal as referencias de abordagem. A afirmativa de Nietzsche se confirma: “a vida sem musicas seria um erro”.

  2. Olá Andréa,
    Parabéns pelo blog .Como vc gosta de utilizar novas ferramentas educativas em sala de aula acho que vale a pena conhecer o meu blog ok .?

    http://biologiainterativa.wordpress.com

    Espero que goste
    Abraço.

  3. Oi Andréa, bem bacana seu site. Também sou professora de cinências com uma queda enromeeee pela informática, net, blogs…acho que nós das biol[ogicas sempre temos uma ligação especial com a net pela velocidade em que as coisas da Bio andam, assim com a computação. Estou adicionando o teu blog ao meu. Qualquer coisa, dá uma passadinha aqui, e vamos trocar idéias. Abraços, Ana

    • Ana, muito abrigada pelos elogios! E vou visitar o seu blog sim. Mas não estou conseguindo acessá-lo. Coloca o endereço por favor!
      Beijos

  4. Olá professora,

    Meu nome é Livia, tenho 14 anos, moro no Espírito Santo.
    Estou cursando o 1° ano do ensino médio, e AMO ciências, apesar de, infelismente, não ter tido bons professores no meu ensino fundamental. E por isso não tenho muito conhecimento da matéria.
    AMEI o seu BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Se eu precisar de alguma ajuda… Eu posso te pedir? hehe… :$

    Obrigada,
    Beijos,

    Liih.

  5. Olá Andrea, parabéns pelo site.
    Sou recém formada em Biologia pela Unicamp-SP, e comecei a dar aulas a pouco tempo.
    Gostei muito da sua forma de abordar os conceitos. Tanto que já passei o site para meus alunos e espero em breve fazer o meu próprio.

    Parabéns e obrigada pelo incentivo!

    Deus te abençoe!

    Abs, Camila Queiroz.

    • Que bom , Camila! Espero ajudar! Sinta-se em casa.

  6. Cláudia Sabas

    Olá, Andrea
    Também sou professora de ciencias numa escola municipal do Rio de Janeiro. Estava pesquisando alguns exercícios de velocidade média pra meus alunos, quando encontrei vários exercícios que voce preparou. São simplismentes excelentes, gostei muito e até te peço autorização pra passar para os meus alunos, que têm grande dificuldade em entender a matéria.
    Um abração
    Cláudia

    • Claúdia, é claro que você pode usar todos os exercícios aqui disponíveis. Beijos, Andrea

  7. Confesso que é uma página bem apropriada para nós que somos jovens pois nem sempre temos tempo de pesquisar em bibliotecas e nos próprios livros de casa ou da escola então pela internet é mais prático e mais rápido de se fazer uma pesquisa.VALEU?!

  8. Ronaldo !

  9. Olá professora, Gostei muito desse blog, é o melhor que eu já entrei e posso dizer que eu estou aprendendo sobre a botânica e a parte de angiospermas e gimnospermas, briófitas e pteridófitas. Para mim é um pouco complicado todos esses nomes (oosferas, cotilédone, etc.) e essa é a primeira vez que eu entro no seu blog, e achei muito curioso que no seu blog tem as matérias que eu preciso. Obrigado pela ajuda!

    Lucas M.

    Caso queira responder, mande um e-mail: lucasmanual@yahoo.com.br

    Obrigado!

    • Obrigada, Lucas!
      Seja muito bem vindo!

  10. O blog deu imenso jeito. Tenho 13 anos e foi uma grande ajuda para um trabalho sobre a adolescência. Usei o blog como uma espécie de guião

    Obrigada,

    Bia

    (Portugal)

    • Obrigada, Bia! Sempre que quiser e eu puder ajudar, estou aqui deste lado do atlântico! Beijos

      ________________________________

  11. silvana ignesi

    Ola,tudo bem?
    sou pre vestibulanda e pesquisando sobre varios assuntos que tenho dificuldade na sala com professor ,entao fiquei feliz pq cosegui entender sua explicacao.
    Vc explica bem,da exemplos e os desenhos ajudam e muito,pq deixa tudo menos complexo..
    aah vou prestar vestibular pra ser professora e quero ser dedicada igual a vc,pq eh raro vermos pessoas nesta area tao esforcada,Parabens mesmo,
    adc ao favoritos pra pesquisar sempre.
    fique com Deus.

    • Silvana, que bom! Seja bem-vinda ao time e meus parabéns pela escolha! Ser Professora é muito legal! Beijos Fico a sua disposição para a ajuda que precisar e que eu saiba dar!

      ________________________________

  12. maria lucia de souza

    oi, Andreia gostei muito de seus comentaros só não estou conseguindo entrar no seu blog . mas gostaria muito

  13. Marlene Menezes

    Gostaria se possivel estivessemos em contato sou professora da area de enfermagem, mas preciso estar estudando biologia pq o mestrado q vou fazer é em Bioprospecção molecular e a prova de biologia é cruel, se puder contar contigo só precisa me responder, Marlene

    • Marlene,
      depende do nível da biologia e da área. Sou professora de Ciências e Biologia a nível de ensino médio. Talvez não seja a pessoa indicada pra te ajudar!

      Beijos

  14. Eduardo Freitas

    Olá professora Andrea. Trabalho na rede pública do Rio e de Caxias e gostei muito do seu site. Estou um pouco enrolado com outros afazeres acadêmicos, mas entendo que a informática educativa é uma estratégia muito interessante. Parabéns pelo blog. Já está entre os meus favoritos.

  15. adorei esse site me ajudou muito , obrigado .

  16. Olá Andréa. Adorei sua dica de ciências. Parabéns.
    Gostaria que me ajudasse numa pesquisa escolar de minha filha que está na 2ª série do fundamental. É um trabalho interdisciplinar que deve abordar os temas: as plantas, como o clima influencia no desenvolvimento delas, a importância de preservar o meio ambiente e a origem do dia da árvore.
    Não tenho nenhum tipo de didática para explicar isso a ela e não sei a melhor linguagem para que ela entenda, por isso peço sua ajuda.
    Desde já agradeço sua disponibilidade.
    Um abraço

  17. carla maria souza e silva

    oi andréa adorei seu blog!
    preciso de ajuda: meu nome e carla eu tenho 12 anos e moro em mg.minha professora de ciências flávia pediu para fazer um trabalho com exemplos de sementes de angiospermas,mas eu não consigo achar em nenhum lugar!
    por favor me ajude!
    me dê exemplos e mande pro meu e-mail:carla19972008@hotmail.com

    obrigada

    bjuus

    • Carla,
      “SEMENTE

      A semente é o óvulo maduro fecundado e consta de 3 partes: o embrião, o endosperma (às vezes ausente) e a casca (testa + tegmen) .

      Obs.: não ocorrendo dupla fecundação nas Gimnnospermas, não há endosperma, persistindo o macrogametófito como tecido de nutrição.

      Funções

      a. proteção ao embrião (contra insetos, microorganismos, dissecação, etc.)

      b. dispersão. Suas características morfológicas, biológicas e bioquímicas desempenham importante papel no sucesso da plântula. Podem apresentar grande diversidade estrutural; as orquídeas apresentam sementes de 2 x 10-6g, enquanto Mora oleífera (Moraceae) possui sementes de até 1 Kg! ·

      O endosperma geralmente passa, em sua formação, da fase nuclear para a celular, mas pode permanecer nuclear (coco). O endosperma é absorvido durante o desenvolvimento.

      As sementes podem ser ALBUMINOSAS (endospermadas), quando o endosperma persiste durante todo o desenvolvimento do embrião (Ricinus) ou EXALBUMINOSAS (exospermadas), quando o endosperma né consumido no início do desenvolvimento do embrião; nesse caso, as reservas vão para os cotilédones. As reservas podem ser amido (feijão), óleo (amendoim), proteína (soja), etc. Carúncula: estrutura carnosa existente em sementes de muitas Euphorbiaceae – atua na dispersão (por ser adocicada, atrai formigas) e atua na germinação, por ser higoscópica.

      Arilo: Surge do funículo (pedúnculo do óvulo) e envolve o óvulo parcial ou totalmente, após a fecundação. Na semente madura, atrai dispersores.

      Sarcotesta: quando a testa da semente se torna pulposa e comestível (mamão, ingá).

      Hilo: cicatriz deixada pelo funículo

      Rafe: parte do hilo que permanece unida ao tegumento, em óvulos anátropos (que se curvam).

      Cicatriz da micrópila: visível ou não; deixada pela micrópila do óvulo.

      Germinação: A embebição é o primeiro passo para a germinação, com conseqüente aumento de volume interno e rompimento do tegumento, permitindo o crescimento do embrião para o meio exterior. A raiz primária penetra na terra, por geotropismo positivo enquanto, no outro extremo, outro eixo se desenvolve, geralmente por geotropismo negativo originando o caule e as folhas.”

      Fonte : http://professores.unisanta.br/maramagenta/fruto.asp

      Veja se ajuda

  18. cláudio antônio dos santos

    Gostei muito do seu blogue. Estou fazendo o técnico em patologia clínica pela faetec.

  19. adorei seu blog… já quero copiar a idéia…heheheheh…parabens…

    sou prof. de química e fico feliz em ver iniciativas simples, criativas e fantásticas como a sua…

    abraços

  20. Prof,

    Estou estudando para o vestibular e achei bem interessante e didaticos os conteudos do blog. Parabéns pela iniciativa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>