Misturas X Compostos


Há uma diferença fundamental entre Mistura e Composto, em química.

Como tem muita gente fazendo a mesma pergunta, vamos esclarecer ? É muito simples ! Mais fácil que mastigar água !

Mistura é a reunião de substâncias ou elementos químicos. Nas misturas cada componente mantém as suas características. Por exemplo, se misturarmos água e sal. A água continua com as suas características – é líquida ( neste caso), tem o mesmo ponto de ebulição e fusão, etc. – e o mesmo ocorre com o sal. Veja que não se form ai uma terceira substância e podemos separar a água do sal em alguns processos. Estes são fenômenos físicos.

Nos Compostos já é completamente diferente. É quando juntamos substâncias ou elementos químicos e formamos outra substância. Nestes casos essa terceira substância , que se formou na reação das outras duas, tem característcas próprias. Por exemplo, se eu “juntar”dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, obtenho a água ( H2O). O Hidrogênio e o Oxigênio são gasosos e a água é líquida. Tenho aqui uma terceira substância diferente das outras duas. Os compostos podem ser seprados, mas com bastante dificuldade. Este fenômeno é químico.

Mais exemplos de Misturas : água com açúcar, óleo e vinagre, farinha com fermento…

Mais exemplos de Compostos: O cloro que reage com o sódio e forma o sal cloreto de sódio; o ferro que reage com o oxigênio formando o óxido de ferro ( a ferrugem),…