Exercícios de Revisão


Tecidos:

Uma leitora do Blog – Amanda – me pediu para colocar algo sobre tecidos. Então, vamos lá …

Em termos da Biologia, tecido é um conjunto de células iguais ou diferentes, que desempenham uma única função. É como se fosse um time de futebol, onde os jogadores são as células e a função do time é marcar o maior número de gols, evitando que o adversário marque contra o time.

Existem vários tipos de tecidos, que podem ser agrupados em 4 categorias:

1) Tecido Epitelial : com células muito juntas e quase sem substância intercelular ( essa substância envolve as células). As funções do tecido epitelial são: revestimento ( a pele), proteção ( a pele e as unhas), secreção de substâncias ( as glândulas secretam hormônios), absorção ( no intestino existe um epitélio que absorve nutrientes) e percepção sensorial ( os sentidos – olfato, visão e tato).

2) Tecido Conjuntivo: tem células bem separadas e com muita substância intercelular. As suas funções são: sustentação ( ossos e cartilagens), preenchimento entre os órgãos ( tecido conjuntivo propriamente dito), transporte ( sangue) e armazenamento ( o tecido adiposo é a nossa gordura, que guarda energia para os momentos que , por ventura, o nosso corpo não tiver alimento).

3) Tecido Muscular : que forma os nossos músculos e estào divididos em três grupos.

  • Tecido Muscular Estriado: formado por células longas, com estrias e multinucleados ( muitos núcleos em cada célula). Forma os músculos dos braços, pernas,… Tem contração voluntária ( seu movimento é voluntário, depende da nossa vontade) e bem rápido. É chamado de esquelético porque está preso ao esqueleto do nosso corpo.
  • Tecido Muscular Liso: tem células mais curtas, sem estrias e mononucleadas ( com um só núcleo por célula). Está presente em vários órgãos como estômago, intestino, útero, vasos sangüíneos,… A sua contração é involuntária ( seu movimento não depende da nossa vontade) e é lento.
  • Tecido Muscular Cardíaco: se é cardíaco está no… Coração. Tem células longas com estrias e são binucleadas ( com dois núcleos em cada célula). Tem contração involuntária e rápida. É chamado de miocárdio. Veja bem que esse tecido é uma mistura dos dois outros : as suas células se parcem como o Estriado Esquelético, mas a sua contração é involuntário ( você comanda quando o seu coração bate ou pára de bater ? Claro que não!!!). Por isso é chamado também de Tecido Muscular Estriado Cardiaco.

4) Tecido Nervoso: forma o nosso sistema nervoso e tem uma célula muito especializada chamada de neurônio. É sensível a estímulos externos e internos ao organismo, como calor, dor, luz ,…

Tecido EpitelialTecido Conjuntivo - sangue

Neurônio

Tecido Muscular

About these ads

2 comentários sobre “Exercícios de Revisão

  1. Adorei esta revisão , só acho que poderia ter botado mas coisas , tomara que eu consiga tirar uma nota boa com esta excelente revisão ,Obrigada ! Beijos s2

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s