Células Haplóides e Diplóides


Povo do 8o ano do Colégio don Quixote! Essa é para vocês !


Para entendermos que tipo de células são essas, primeiro temos que aprender o que são cromossomos.

Os cromossomos são encontrados no interior das células eucariontes. E um cromossomoé constituído por uma longa fita dupla deDNA. O DNA (ácido desoxirribonucleico ) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.

Na maioria das células de nosso corpo ( células somáticas), encontramos 23 pares de cromossomos. Ou seja, são 46 cromossomos. Os pares significam que um dos pares é materno e outro par é paterno. Essas células são chamadas de Diplóides pois cada uma tem pares de cromossomos. Representamosassim as células Diplóides : 2n.

Mas nas células reprodutoras humanas ( espermatozóide e óvulo), encontramos a metade do número de cromossomos. Temos 23 cromossomos. Um só de cada par. Essa célula , com a metade de cromossomos, se denomina haplóide. E representamos assim: n

 

 

 

 

 

 

Cromossomos Ser Humano

Cromossomos Ser Humano

 

Mas por que isso acontece ? Pense bem, se um espermatozóide tivesse os 46 cromossomos e um óvulo tivesse mais 46, ao se juntar teríamos 92 cromossomos em cada célula deste novo ser. E se ao crescer, ele tivesse 92 cromossomos em sua célula reprodutora que se juntaria a 92 de outra célula… quantos cromossomos teria o novo ser ?

Cada espécie tem um número de cromossomos específico. Por exemplo, o milho tem 20 cromossomos. A ervilha 14. A Drosophila ( Mosca das frutas) tem 8. Algumas samambaias têm 1.200 cromossomos.

E em todas as espécies ocorre essa diferença entre células Haplóides e Diplóides.