Heredogramas


Uma maneira simples de mapear os genes e fazer um estudo das características herdadas é pelo Heredograma – do latim heredium, herança.

O Heredograma é um mapa genético que obedece algumas regras como veremos a seguir :

1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível.
2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita.
3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita. Outra possibilidade é se indicar todos os indivíduos de um heredograma por algarismos arábicos, começando-se pelo primeiro da esquerda, da primeira geração.

Construir um heredograma é como colocar símbolos que todos entendam e que forma a história genética de uma família. Assim, podemos estudar um determinado caráter . Veja os símbolos que se seguem:

Lendo um Heredograma:

Veja o Heredograma que se segue:

1) Você pode afirmar que a característica estudada é recessiva?

Sim podemos. Vamos imaginar que essa característica seja as Sardas que é recessivo (ss). A mulher com sardas casou com um homem sem ( S? ). Não sabemos se o homem é homozigoto (SS) ou heterozigoto ( Ss). Mas se o caráter estudado fosse dominante, Ss ou SS ( sardas) , os filhos do casal teria uma parte Ss  ( metade) e a outra metade ss. Ou todos seriam Ss.

No entanto não é isso que acontece. A geração II é toda sem sardas ( S?).

2) E podemos afirmar que o homem é heterozigoto?

Não ! Certamente o homem é homozigoto (SS). Pois todos os filhos não possuem o fenótipo para sardas. Isso indica que o homem SS casou com uma mulher ss e gerou filhos Ss.

3) E com explicar as sardas na última geração ?

Essa é contigo. Responda nos comentários.