Monocotiledôneas e Dicotiledôneas


As plantas Angiospermas ( aquelas plantas com flores e frutos) são divididas em duas grandes classes : as Monocotiledôneas e as Dicotiledôneas.

São nomes muito estranhos! Mas são duas classes fáceis de diferenciar. Veja o quadro:


As plantas Monocotiledôneas possuem sementes com um cotilédone ( cotilédone = Substância de reserva energética transferida ao desenvolvimento do embrião durante a germinação). E as Dicotiledôneas possuem sementes com dois codilédones. Lembre-se que Mono é um , enquanto que Di quer dizer dois.

O milho é monocotiledônea e o feijão dicotiledônea.

Além disso as folhas nas monocotiledôneas têm nervuras pararelas e nas dicotiledôneas, são com nervuras ramificadas (reticuladas ou peninervas).

As flores são Trímeras  (formadas por 3 pétalas ou seus múltiplos) nas monocotiledôneas e nas dicotiledôneas, são Tetrâmeras ou pentâmeras  (formadas por 4 ou 5 pétalas, ou seus múltiplos).

Mas alguns exemplos de:

  • Monocotiledôneas = bambu, cana-de-açúcar, alho, arroz, palmeiras, grama, cebola, etc.
  • Dicotiledôneas = amendoim, café, girassol, laranja, mamão, abacate, seringueira, etc.



Sobre estes anúncios

52 pensamentos sobre “Monocotiledôneas e Dicotiledôneas

  1. Gostei desse texto por estar bem sintetizado, a imagem anexa ajuda muito porque algumas vezes fica difícil entender por melhor explicado que esteja. Era justamente o que eu estive procurando para os meus estudos ^^

  2. eu amei esse artigo sobre as plantas “dicotiledôneas e as monocotiledonias” me ajudaram muito no meu trabalho de fazer um herbario me derem sorte pra mim tirar uma nota alta e muito obrigado esse artigo tambem ajudaram vcs se precisarem leiam esse artigo e encontrar resposta para fazer um herbario de plantas para explicar e tudo

  3. Me ajudou bastante aqui na plantação de abacate na roça. A semente tinha um pingo pro lado e um pingo pro outro, ara, fiquei confuso!

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s