Solubilidade


Quando falamos em solubilidade, queremos dizer da capacidade  de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.

Muitas vezes confundimos que a solubilidade tem relação somente com um sal e a água. Não é bem isso, a relação é entre um solvente ( muitas vezes é a água , mas pode ser uma outra substância) e um soluto . Uma propriedade muito importante da água – no estado líquido-é de dissolver substâncias . A interação entre as moléculas do solvente (água) e as do soluto é que são responsáveis pelo processo de solubilização: quando uma substância iônica é dissolvida em água, os cátions são atraídos pelo lado “negativo” da molécula de água e os ânions pelos lados “positivos”. Este processo é chamado de hidratação. ( Veja melhor aqui)

Definindo : Solução/ Soluto/  Solvente

Solução é qualquer mistura homogênea.

A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções.

Tipos de soluções: solução líquida (ex.: refrigerantes), solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho) e solução gasosa (ex.: ar atmosférico).

Componentes de uma solução

Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:

Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
-
Solvente é a substância que dissolve o soluto.

Classificação das soluções


De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções:

- Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções
insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.

 

Veja um bom exemplo: quando colocamos muito açúcar no copo com água , o açúcar vai para o fundo . Esta solução está saturada. Mas se não colocamos aquela quantidade enorme de açúcar essa solução está insaturada.

-Solução superssaturada – Isto só acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.

O que é coeficiente de solubilidade ?

O coeficiente de solubilidade é a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada temperatura. ( Para saber mais leia )

Outros sites para se aprofundar :

http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u20.jhtm

http://educar.sc.usp.br/quimapoio/solubili.html



About these ads

22 thoughts on “Solubilidade

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s