O nosso coração possui quatro cavidades – 2 átrios ou aurículas ( direita e esquerda) e 2 ventrículos ( direito e esquerdo). Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que evitam que o sangue retorne. Do lado direito, encontramos a válvula tricuspide e do lado esquerdo a válvula mitral.

Na saída do ventrículo direito existe a válvula pulmonar e na saída do ventrículo esquerdo há a válvula aórtica. Essas válvulas têm a mesma função das válvulas do coração: não deixam o sangue voltar no seu percurso.
A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado sístole. E quando o músculo cardíaco relaxa, o coração se enche de sangue ( antes da próxima batida). Isso é chamado diástole.
Pressão Arterial:
A cada sístole do Coração, um fluxo sangüíneo é lançado para dentro das artérias. Essa força que o sangue faz nas paredes internas das artérias é chamada de Pressão Arterial.
Em um adulto jovem saudável a pressão na sístole não pode ser maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg). E a pressão na diástole não pode ser menor que 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Quando o médico diz que sua pressão está 120 por 85, isso quer dizer que na sístole ela é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg) e na diástole é de milímetros de mercúrio (mmHg).


Avalie
Blogs Educativos
Edublogosfera
EDUCOPÉDIA

































Poderia me esclarecer uma última dúvida ?
De que forma as quatro válvulas impedem que o sangue retorne ?
muito obrigada, me ajudou muito!
Muito obrigada, me ajudou bastante
o site é nota 10!!!
Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho!!!!
qual a diferença entre os dois movimentos
sistole e diastole
Sístole é contração e Diástole é relaxamento
valeu
Vlw, ajudou. Mas ainda tenho uma duvida… a sístole é a contração dos ventriculos e o relaxamento dos atrios e a diastole a contração dos atrios e o relaxamento dos ventriculos, ou os atrios e ventriculos possuem suas sistoles e diastoles?
Obrigada
Há a sístole dos átrios e depois a diástole dos mesmos. Depois ocorre a sístole dos ventrículos e a diástole dos mesmos.
Beijos