Coração – Sístole e Diástole


O nosso coração possui quatro cavidades – 2 átrios ou aurículas ( direita e esquerda) e 2 ventrículos ( direito e esquerdo). Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que evitam que o sangue retorne. Do lado direito, encontramos a válvula tricuspide e do lado esquerdo a válvula mitral.



Na saída do ventrículo direito existe a válvula pulmonar e na saída do ventrículo esquerdo há a válvula aórtica. Essas válvulas têm a mesma função das válvulas do coração: não deixam o sangue voltar no seu percurso.

A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado sístole. E quando o músculo cardíaco relaxa, o coração se enche de sangue ( antes da próxima batida). Isso é chamado diástole.

Pressão Arterial:

A cada sístole do Coração, um fluxo sangüíneo é lançado para dentro das artérias. Essa força que o sangue faz nas paredes internas das artérias é chamada de Pressão Arterial.

Em um adulto jovem saudável a pressão na sístole não pode ser maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg). E a pressão na diástole não pode ser menor que 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Quando o médico diz que sua pressão está 120 por 85, isso quer dizer que na sístole ela é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg) e na diástole é de milímetros de mercúrio (mmHg).



About these ads

84 thoughts on “Coração – Sístole e Diástole

  1. estou muito grata ,pois estarei fazendo prova amanhã e espero q essa dica de certo thau e muito obrigada …

  2. tenho um duvida: já tive um infarto á três anos, quando foi constatado que o meu coração têm uma deformidade congênita ventrículo direito bloqueado, ou “único” que vem a ser isto gostaria de um informação. tenho 52 primaveras quero ter mais algumas!!!

    • Carlos, não sou médica. Não tenho permissão de lhe dar essa resposta. Mas o que parece é que um de seus ventrículos é fechado e isso requer acompanhamento médico. Cuide-se, coma corretamente e veja com um Cardiologista o que pode e o que não pode fazer. Beijos

  3. tenho uma válvula no coração entupida. agora a minha pressão está alta!
    tanto sobe como desce já fui ao médico. tenho que ser contrulada gostei deste comentário no coração…. obrigado.

  4. Faço enfermagem a ainda não tinha conseguido entender…Muito bom!!!explicação que ainda não tinha entendido em nenhum outro site parabéns!!

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s