Coração – Sístole e Diástole


O nosso coração possui quatro cavidades – 2 átrios ou aurículas ( direita e esquerda) e 2 ventrículos ( direito e esquerdo). Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que evitam que o sangue retorne. Do lado direito, encontramos a válvula tricuspide e do lado esquerdo a válvula mitral.



Na saída do ventrículo direito existe a válvula pulmonar e na saída do ventrículo esquerdo há a válvula aórtica. Essas válvulas têm a mesma função das válvulas do coração: não deixam o sangue voltar no seu percurso.

A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado sístole. E quando o músculo cardíaco relaxa, o coração se enche de sangue ( antes da próxima batida). Isso é chamado diástole.

Pressão Arterial:

A cada sístole do Coração, um fluxo sangüíneo é lançado para dentro das artérias. Essa força que o sangue faz nas paredes internas das artérias é chamada de Pressão Arterial.

Em um adulto jovem saudável a pressão na sístole não pode ser maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg). E a pressão na diástole não pode ser menor que 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Quando o médico diz que sua pressão está 120 por 85, isso quer dizer que na sístole ela é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg) e na diástole é de milímetros de mercúrio (mmHg).



87 comentários sobre “Coração – Sístole e Diástole

  1. estou muito grata ,pois estarei fazendo prova amanhã e espero q essa dica de certo thau e muito obrigada …

  2. tenho um duvida: já tive um infarto á três anos, quando foi constatado que o meu coração têm uma deformidade congênita ventrículo direito bloqueado, ou “único” que vem a ser isto gostaria de um informação. tenho 52 primaveras quero ter mais algumas!!!

    • Carlos, não sou médica. Não tenho permissão de lhe dar essa resposta. Mas o que parece é que um de seus ventrículos é fechado e isso requer acompanhamento médico. Cuide-se, coma corretamente e veja com um Cardiologista o que pode e o que não pode fazer. Beijos

  3. tenho uma válvula no coração entupida. agora a minha pressão está alta!
    tanto sobe como desce já fui ao médico. tenho que ser contrulada gostei deste comentário no coração…. obrigado.

  4. Faço enfermagem a ainda não tinha conseguido entender…Muito bom!!!explicação que ainda não tinha entendido em nenhum outro site parabéns!!

  5. De sete meses para cá tenho sentido que meu batimento cardíaco para e continua, para e continua. Notei isto quando coloquei o dedo no pulso porque sentia que o meu peito parecia estar inflado, cheio de ar (acho que na verdade era falta de ar). Fui ao médico e ele viu que minha pressão arterial esta alta. Fiz uma cintilografia miocárdica, mas naquele momento (uns quatro dias depois) já estava normal. Só que de vez em quando volta a acontecer. Fui recentemente a outro cardiologista e ele me disse que não tem perigo. Será? Co mo vou ficar calmo, sendo que o meu coração parece bater e parar? Qual o risco de ele parar de vez?

    • Napoleão, não sou médica. Entendo perfeitamente a sua aflição e compartilho dos seus medos. Mas se você fez os exames e está acompanhado, pode ser que tudo fique mais estável. A pressão alta pode ter dado essa sensação horrorosa de parecer ter uma parada cardíaca. Para que o sangue atinja todos os órgão, o coração trabalha mais no quadro de hipertensão, daí a sensação do coração parar de bater.
      Minha sugestão é: procure outro especialista e conte sobre suas preocupações. Não tenha vergonha de confrontar diagnósticos, os médicos não gostam, mas é assim que a gente pode ter alguma tranquilidade.
      Estou na torcida! Beijos

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s