A Fotossíntese


Todo mundo sabe que as plantas fazem a fotossíntese! Afinal é assim que os vegetais conseguem obter a energia necessária para viver. Eles não se alimentam de outros seres vivos como nós fazemos, pois somos heterotróficos. Os autotróficos, como as plantas, fabricam seu próprio alimento pela fotossíntese. 

E você sabe como é que isso acontece ?

A fotossíntese é um processo biológico realizado pelas plantas e outros organismos, como as algas, em que ocorre a transformação da energia luminosa em energia química, com o objetivo de suprir as necessidades metabólicas necessárias para o crescimento e reprodução destes seres vivos. Isso é lindo, né ? Mas vamos “traduzir” isso tudo.

A palavra Fotossíntese significa literalmente fazer ou produzir ( síntese) pela luz ( foto). Os seres vivos clorofilados ( que têm clorofila) captam a energia solar e produzem um tipo de açúcar chamado glicose, que é essencial para eles conseguirem energia. As plantas absorvem do solo, pelas raízes, a água (H2O) e os sais minerais. Pelas folhas, as plantas absorvem o gás carbônico (CO2) e captam a energia do Sol. E por um processo muito longo, as plantas obtêm a glicose ( C6H12O6 ) e o oxigênio (O2). Observe a fórmula:

6 CO2 + 12 H2O —-luz—+–clorof—-> C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2

A glicose é usada pelo vegetal. O oxigênio é liberado para a atmosfera. 

A clorofila é a substância que dá, as plantas,  a sua cor verde e  é um dos principais pigmentos captadores da luz . Além dela, existem outros compostos fotossintéticos como as ficobilinas, de cor azul ou avermelhada, ou os carotenóides, amarelados e responsáveis pelas cores purpúreas, vermelhas ou alaranjadas de muitas algas.