Respirando para Viver


Introdução:

A respiração é o processo pelo qual qualquer organismo vivo absorvem o gás oxigênio e eliminam o gás carbônico. Isso ocorre em organismos de respiração aeróbica. 

Assim , há as trocas gasosas de oxigênio ( O2) e gás carbônico (CO2). Para isso, nos seres humanos encontramos um sistema respiratório complexo, que retira do ar inspirado ( que entra no corpo) o oxigênio e filtra do sangue o  gás carbônico.

Com o oxigênio e a glicose ( obtida no processo de digestão) o nosso corpo obtém a energia que precisamos para viver. Essa energia é “armazenada” em uma molécula chamada de ATP (trifosfato de adenosina ) . 

Então, dentro das células de nosso corpo o oxigênio (O2) vai reagir com a glicose (C6H12O6), e, vai dar a energia, a água ( H20) e o gás carbônico ( CO2). Observe a fórmula abaixo:

C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

Sistema Respiratório

O sistema respiratório humano possui várias partes que servem para filtrar e aquecer o ar , e , essencialmente , retirar o oxigênio do ar e eliminar o gás carbônico.

 

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório

No sistema respiratório temos:

 

  1. As fossas nasais: que servem para retirar do ar as particulas de poeira e os microorganismos por meio de pequenos pêlos ( vibríssas) e o muco. O ar também é aquecido nas fossas nasais, pois milhares de capilares circulam sangue por dentro delas e aquecem o ar.
  2. Faringe: é um tubo comum ao sistema digestório e respiratório. Apesar de anatomicamente comum aos dois sistemas mencionados, fisiológicamente o faringe não tem ação simultânea, já que o ato da deglutição inibe automaticamente a atividade respiratória.
  3. Laringe : tubo cartilaginoso e que apresenta um orifício, a glote, pelo qual se comunica com a faringe. Durante a deglutição, esse orifício se fecha por uma válvula reguladora chamada epiglote. É um órgão importante para a fonação ( produçào do som da nossa voz).
  4. Traquéia : também é um tubo cartilaginoso, o que o mantém permanentemente aberto. A traquéia, a laringe e a faringe conduzem o ar até os brônquios e bronquíolos ( que se encontram dentro dos pulmões).
  5. Pulmões
  • Brônquios e Bronquíolos: tem constituição semelhante à da tráqueia.
    Os brônquios são condutos que penetram nos pulmões, onde se bifurcam formando os bronquíolos. Esses, por sua vez, terminam em sacos também microscópicos chamados alvéolos pulmonares.

Nos alvéolos pilmonares ocorrem as trocas gasosas. 

Trocas Gasosas:

Os alvéolos pulmonares são “saquinhos” bem pequenos – microscópicos- muito finos e envoltos por capilares ( vasos bem finos). E aqui que acontecem as trocas gasosas, isto é : o oxigênio ( O2 ) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o gás carbônico (CO2) o abandona.

 

Trocas Gasosas

Trocas Gasosas

Sobre estes anúncios

3 pensamentos sobre “Respirando para Viver

  1. O que aconteceria se durante um esforço físico qualquer, uma pessoa passasse a inspirar o ar que acabou de espirar, (como com num capacete mal ventilado), por exemplo. Quais os sintomas iniciais e posteriores..

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s