Vírus Reprodução


Este é o tópico para os alunos do Colégio don Quixote para as próximas aulas:

Vírus – Reprodução

Como já foi visto od vírus são formados por uma cápsula de proteína com o material genético dentro. E eles se reproduzem assim:

  1. Um determinado vírus penetra uma célula ( animal ou vegetal) ou insere dentro dela o seu material genético. Por isso dizemos que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois requerem uma célula para se multiplicarem.
  2. Uma vez dentro da célula o vírus se “demonta” e deixa na célula o seu material genético.
  3. Então, ele usa todo o “maquinário”da célula para se reproduzir. As  organelas e o  DNA  da célula hospedeira são usadas.
  4. Assim, o vírus “desmontado” faz várias cópias de si mesmo. Os novos vírus rompem a membrana citoplasmática da célula e ficam livres para infectar novas células.

Neste processo alguns  vírus deixam uma parte do seu material genético com as células do ser vivo hospedeiro. Acredita-se que , talvez , seja assim que se forme alguns tipos de câncer.

Os vírus também são usados como uma micro -seringa, para colocar o DNA modificado dos alimentos transgênicos de volta para a planta.  Assim se modifica o DNA daquela planta – para ficar mais resistente as pragas ( por exemplo) . E se troca o material genético de um vírus ( que infecta a planta) pelo DNA modificado. Deixa-se o vírus infectar o vegetal e pronto… Teremos um vegetal modificado geneticamente.

Para saber mais leia:

Seres transgênicos?

Biotecnologia – o que é?