Continuando o nosso Dicionário de Botânica , pois já foi postado a 1a e a 2a parte – vamos ver hoje os tipos de Caule.
Primeiro vamos definir botanicamente um Caule…
Caule é uma haste das plantas, que dá suporte as folhas. Tem forma, tamanho e organização muito variada.
Por causa desta variação, existem vários tipos de Caules. Vamos ver ?
- Caules aéreos: que crescem acima do solo.
- Colmo => caule com nós bem definidos, como o Bambu.

- Nó – É a região onde surgem os brotos laterais e as folhas.
- Entrenó – Região entre dois nós.
- Estipe ( espique ou estipa) => caule que cresce perpendicularmente ao solo, fino e sem ramificações . Tem forma cilíndrica e as folhas estào no topo. A palmeira e o coqueiro são exemplos.

- Tronco=> caule lenhoso, resistente , ciliíndrico, mas largo na base. Ramificado- típico das árvores como o jacarandá e eucalipto.

- Caules Subterrâneos : que crescem abaixo do solo.
- Bulbo ou Bolbo => em forma de globo ou discos. Com gemas desprotegidas. Órgão que armazena nutrientes. Exemplo: cebola
Gema : rudimento de um ramo. Em alguns
casos, produzem ramos e folhas.
- Rizoma=> prolongam-se horizontalmente sob o solo, embora produzam ramos aéreos. Exemplo : gengibre e orquídeas.
- Tubérculo => caule arredondado, armazena muitos nutrientes. Exemplo : batata e inhame.
- Caules aquáticos : São considerados caules aquáticos todos aqueles que se desenvolvem em meio aquoso . Exemplo: Vitória – régia.
- Outras adaptações do caule:
- Gavinha => é um órgão présil, com a função de agarrar ramos, galhos, folhas, ou qualquer outro objeto que sirva de apoio para a planta em crescimento. Geralmente, as trepadeiras as possui.
- Espinho => pontudo, são estruturas modificadas. Nos cactos evitam a perda de água. As rosas não têm espinhos, o que geralmente são conhecidos por espinhos são os Acúleos.
- Acúleos => são uma espécie de pêlo enrijecidos. Podemos diferenciar dos espinhos pois sào facilmente removíveis e não têm elementos condutores.


Avalie
Blogs Educativos
http://utilizandomidias.blogspot.com/
Solo na escola
Edublogosfera
EDUCOPÉDIA

