Ecossistema


O que é Ecossistema ?

É o conjunto de fatores Bióticos ( seres vivos) e Abióticos ( o meio ambiente- solo, ar e água), que encontramos em uma determinada região. Esses fatores Bióticos e Abióticos interagem, assim: se a temperatura de um determinado ambiente ( fator abiótico) é muito baixa , os seres vivos ( fatores bióticos) têm que estar adaptados ao frio , então têm pêlos grossos, mais gordura e são grandes.

Cadeia Alimentar:

A base de um ecossistema é os seus seres produtores. Estes são, geralmente, as plantas capazes de realizar a fotossíntese. Os animais que se alimentam das plantas são os consumidores primarios, são os animais herbívoros. Os consumidores secundários são os animais que se alimentam de herbívoros ( animais carnívoros). Pode existir também os consumidores terciários, que se alimentam dos secundários. Para fechar essa cadeia , temos os decompositores, que são as Bactérias e Fungos responsáveis por devolver pela decomposição todos os nutrientes dos seres vivos para o meio ambiente. As plantas irão pegar esses nutrientes do meio – o gás carbônico, os sais minerais e a água – e com o auxílio da energia do Sol, fabricar a glicose, fazendo a fotossíntese. E assim o ciclo recomeça.

Isso é chamado de cadeia alimentar.

A cadeia alimentar é uma forma de expressar a relação dos organismos sempre nesta ordem: Produtores , Hebívoros, Predadores ( Consumidores Secundários, Terciários,…) e Decompositores.

Tipos de Ecossistemas:

Existem muitos tipos de ecossistema, mas podemos dividir em dois grupos : Ecossistema Terrestre e Aquático.

Nos Ecossitemas Terrestres podemos falar das Florestas, Tundras, Cerrados e Caatingas , entre outros.

E nos Ecossistemas Aquáticos podemos relacionar os Mares e Oceanos, Lagos, Lagoas e Lagunas, entre outros.

O Manguezal é um importante ecossistema aquático, que é de transição entre o ecossistema de águas salgadas e doces. É um ecossistema cheio de nutrientes e, por essa razão, é considerado um berçário de peixes.