Velocidade, tempo e espaço.


Você já entendeu que existe uma relação entre a velocidade de um corpo, o tempo gasto neste movimento e a distância ou o deslocamento que esse corpo descreveu.

Agora, vamos pensar sobre essa relação ?

Para calcularmos a velocidade média usamos a fórmula matemática Vm= ΔS/ΔT; sabendo que : Vm é a velocidade média , ΔS é o deslocamento e ΔT é o tempo gasto. Então, vamos imaginar a seguinte situação:

Uma criança está andando de bicicleta por uma rua plana. Essa rua mede 100 m e ela andou por 5 s. Usando a fómula, a criança manteve a velocidade de 20 m/s. Isso quer dizer que ela andou em 1 segundo, 20 metros. Mas a nossa criança resolveu voltar pela mesma rua em um tempo menor. Se ela quer que o seu tempo diminua, o que ela deve fazer para andar os mesmos 100 m? Acertou se você pensou: “Aumenta a velocidade, sebo nas canelas !”

Isso ! Então quanto menor o tempo gasto em uma trajetória, maior é a velocidade do corpo. E o contrário também vale: quanto maior o tempo gasto, menor é a velocidade.

Porém… e se a criança mudar de rua e a outra rua for maior. Se a rua agora tiver 200 m. O que deve acontecer com a sua velocidade para ela continuar com o tempo de 5 s? A velocidade vai aumentar ou diminuir neste caso? Sim, vai aumentar.

Então, se mativermos o mesmo tempo, e, a distância aumentar; a velocidade também fica maior.

Concluindo:

Há uma relação direta entre a velocidade média de um corpo e seu deslocamento ( quanto maior a dsitância, maior a velocidade em um mesmo tempo gasto. E o contrário também vale: quanto menor a distância, menor a velocidade.) E há uma relação inversamente contrária no caso do tempo e da velocidade média. ( Em uma mesma distância, teremos que aumentar a velocidade média para diminuir o tempo e vice-versa).

É muito fácil pois vivemos isso no dia-a-dia. Se você quiser chegar mais rápido ao encontro com o (a) namorado(a), tem que aumentar a velocidade para diminuir o tempo. Mas se quiser ir mais devagar para a Escola, tem que diminuir a velocidade para aumentar o tempo. Sacou ?

Sobre estes anúncios

10 thoughts on “Velocidade, tempo e espaço.

  1. Ahhhhh!Pára né amiga!
    Incompetência não sei onde!!!
    “Falha Técnica”, eu diria!
    =]
    Mas vou colocar por lá, pode deixar!
    Doce e suave noite!
    p.s.: engraçado!Mas já viu uma Química que não concorda com Física?!Pois é!Olha uma aqui!Tinha um bocado de definições que eu ‘engolia’, no ensino médio, mas não concordava de forma alguma!!
    Rsss!
    []’s

  2. Maaaaaas!
    Velocidade, tempo e espaço são sempre relativos, né?!
    =]
    Já teve oportunidade de ler: “George e o Segredo do Universo”?!
    Trabalhei com meus alunos de 3º ano[ensino médio!], mas é uma linguagem bem simples, acessível a crianças também!Inclusive meu sobrinho, 10 anos, tem um, leu e adorou!
    De repente te é útil com teus alunos também!
    Dá uma olhadinha!
    Beijinhos e uma ótima noite mesmo!!

  3. oi amiga e para vç de presente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s