Velocidade, tempo e espaço.


Você já entendeu que existe uma relação entre a velocidade de um corpo, o tempo gasto neste movimento e a distância ou o deslocamento que esse corpo descreveu.

Agora, vamos pensar sobre essa relação ?

Para calcularmos a velocidade média usamos a fórmula matemática Vm= ΔS/ΔT; sabendo que : Vm é a velocidade média , ΔS é o deslocamento e ΔT é o tempo gasto. Então, vamos imaginar a seguinte situação:

Uma criança está andando de bicicleta por uma rua plana. Essa rua mede 100 m e ela andou por 5 s. Usando a fómula, a criança manteve a velocidade de 20 m/s. Isso quer dizer que ela andou em 1 segundo, 20 metros. Mas a nossa criança resolveu voltar pela mesma rua em um tempo menor. Se ela quer que o seu tempo diminua, o que ela deve fazer para andar os mesmos 100 m? Acertou se você pensou: “Aumenta a velocidade, sebo nas canelas !”

Isso ! Então quanto menor o tempo gasto em uma trajetória, maior é a velocidade do corpo. E o contrário também vale: quanto maior o tempo gasto, menor é a velocidade.

Porém… e se a criança mudar de rua e a outra rua for maior. Se a rua agora tiver 200 m. O que deve acontecer com a sua velocidade para ela continuar com o tempo de 5 s? A velocidade vai aumentar ou diminuir neste caso? Sim, vai aumentar.

Então, se mativermos o mesmo tempo, e, a distância aumentar; a velocidade também fica maior.

Concluindo:

Há uma relação direta entre a velocidade média de um corpo e seu deslocamento ( quanto maior a dsitância, maior a velocidade em um mesmo tempo gasto. E o contrário também vale: quanto menor a distância, menor a velocidade.) E há uma relação inversamente contrária no caso do tempo e da velocidade média. ( Em uma mesma distância, teremos que aumentar a velocidade média para diminuir o tempo e vice-versa).

É muito fácil pois vivemos isso no dia-a-dia. Se você quiser chegar mais rápido ao encontro com o (a) namorado(a), tem que aumentar a velocidade para diminuir o tempo. Mas se quiser ir mais devagar para a Escola, tem que diminuir a velocidade para aumentar o tempo. Sacou ?