Angiospermas e Gimnospermas


Eita, nomes feios ! Um pouco diferentes ? Se o(a) seu(sua) Professor(a) andou falando isso em sala de aula, não se assuste. Não é muito complicado fazer a diferença entre esses dois grupos de Plantas ! Vamos aprender sobre eles ?

Mas, antes vamos rever algumas idéias…

Os seres vivos estão dividididos em 5 Reinos:

  1. O Reino Monera : tem seres vivos unicelulares e procariontes. Exemplos : As Bactérias e as Algas Azuis.
  2. O Reino Protista: seres vivos unicelulares e eucariontes. Exemplos: As amebas e os paramércios
  3. O Reino dos Fungos (ou Fungi) : são os seres vivos pluricelulares ou unicelulares, eucariontes e heterotróficos. Exemplos: Cogumelos
  4. O Reino Animal: são os seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos. Exemplos: o Homem, a Girafa, a Minhoca, a Barata,…
  5. O Reino das Plantas ( ou Vegetal): tem seres vivos pluricelulares, eucariontes e autotróficos. Exemplos: a mangueira, o pinheiro,…

Neste último Reino, nós encontramos várias divisões : as algas, as briófitas ( que a gente conhece como os musgos), as pteridófitas ( as samambaias) , as gimnospermas e as angiospermas. Agora vamos as dferenças ?

O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos. O nome Gimnosperma tem duas partes que vem do grego : gmnos = nu e sperma = semente. Por isso é o Grupo das “sementes nuas “, sem o fruto que as protege. Essa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio. Um exemplo é o Pinheiro que usamos no Natal.

O outro grupo das Angiospermas é composto por plantas com sementes e com frutos. Também, o nome Angiosperma é feito de duas partes gregas : angio = vaso e sperma= semente. Ou seja: é a semente protegida pelo fruto. É a divisão onde encontramos mais espécies, que são encontradas em vários ambientes. Exemplos: a mangueira, a rosa, a grama e a orquídea.

Fácil de doer, não acha ?

Para saber mais veja: Exemplos de Espécies

Comenta