Eucariontes e Procariontes

por Andrea Barreto

As células são as menores porções vivas de um ser vivo. Elas podem ser comparadas a tijolos de uma casa. Cada tijolo de uma casa, seria uma célula de um ser vivo pluricelular.

Porém, o que são células Eucariontes e Procariontes ? Quais são as diferenças ? Você quer saber ? Então , continue lendo…

procarionte.png As células procariontes ou procariotas  ( a figura a sua esquerda) são diferentes das eucariontes . Sua maior diferença é que as células procariontes não possuem carioteca. A carioteca é uma membrana que separa o material genético do citoplasma. As células eucariontes ou eucariotas (a figura logo abaixo) possuem a carioteca, individualizando o material nuclear da célula.

eucarionte1.jpgVeja bem: em ambas células existe o material genético, mas nas procariontes este está “boiando” no citoplasma. E na célula eucarionte, o material genético está no núcleo – separado pela carioteca do restante da célula.

As células procariontes não possuem certas organelas , como: a mitocôndria, o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático. As bactérias e as algas azuis possuem este tipo de células. Já os fungos, as plantas e os animais possuem células eucariontes.

amebas.jpg

438 Responses para “Eucariontes e Procariontes”

  1. Muito obrigado!!Esta com muitas duvidas,mas neste resuminho:Esclareceu todas elas

  2. Parabens
    essa eplicaçao foi show dw bola

  3. nossa adorei esse resumo sobre as celulas procariontes e eucariontes….era tudo o que eu queria saber…..bjs

  4. Valeeeeeeeeeu! ;) Esclareceu bastante!

  5. Gostei muito todo o assunto da minha prova falando sobre as celulas procarioticas e eucariotecas ou seja procariontes e eucariontes é otimo vou ate ficar estudando !!!!

  6. demais adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    • e demais

  7. FOI MUITO CONHECER CADA ESTRUTURA DAS CÉLULAS EUCARIONTES E PROCARIONTES.APRENDIR MUUUUUUUUUUUITO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. FOI MUITO BOM. ESQUECIR DA PALAVRA BOM NO COMENTÁRIO ANTERIOR.

  9. Adorei esse resumo, um assunto bem resumido, mas bem explicado!!!

  10. muito boom !
    obrigado cabeça !♥

  11. Muito bacanaa, simples, claro e objetivo!

  12. muito legal, era o que eu estava querendo entender !!!

  13. nossa muito bom esse resumo eu acho q se fosse para dar nota a minha ia ser 10 !!parabens!!

  14. DE MAIS ADOREI

  15. EU GOSEI MUITO MAIS VOU DIZER UMA COISA VCS ESTAO DE NOTA 10 NAO E SO UM 10 NAO SAO VARIOS

  16. esse resumo me ajudou muito eu estava com muitas duvidas mas agora foram esclarecidas

  17. O que elas tem em COMUM???

  18. Muito bacanaa, simples, claro e objetivo!

  19. Olá, achei muito interessante o blog!
    Tirei muitas dúvidas, porém gostaria de saber algo sobre ribossomos. Eles existem em ambas as células?
    Aguardo atenciosamente.
    Parabéns pelo blog!

    • Hiago, as células procariontes e eucariontes possuem ribossomos. Mas as células procariontes não possuem mitocôndrias, nem retículo endoplasmático ou complexo de Golgi.
      Beijos

    • EU GOSTEI MUITO DESSE SAITE

      • eu também gostei muito desse site, Larissa é site e não saite :D Fica Dica

    • obrigado amei esse blog achei tudo q eu precisava!

  20. muito bom msm!!!

    valeu por ter ajudado!!!!!!!

Trackbacks

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 564 other followers