Início > ciencias, educação, quimica, átomos > Isótopos, Isóbaros e Isótonos

Isótopos, Isóbaros e Isótonos

São nomes diferentes esses , porém é muito fácil saber o que são átomos Isótopos, Isóbaros e Isótonos. Veja só !

Para melhor entender esses conceitos, primeiro devemos saber o que é …
Número atômico : é o número de prótons que um átomo tem em seu núcleo. É representado pela letra Z.
Número de massa : é a soma do número atômico ( ou o número de prótons) mais os nêutrons de um átomo. É representado pela letra A . Assim: A = p+n

Agora , pense em dois átomos de Hidrogênio. O primeiro átomo tem número atômico igual a 1 ( Z=1) e número de massa igual a 1 , também . ( A=1).
Mas o segundo átomo de Hidrogênio tem número atômico igual a 1 ( Z=1) e o número de massa igual a 2 ( A=2).

Estes átomos de Hidrogênio são Isótopos , porque têm o mesmo número atômico.

Isótopos são átomos com o mesmo número atômico mas número de massa diferentes.

Vamos para outro exemplo! O átomo do Argônio ( que é um tipo de gás) tem número atômico igual a 18 ( Z=18 ) e número de massa igual a 40 ( A=40). O Cálcio tem número atômico igual a 20 ( Z =20) e número de massa igual a 40. ( A =40).

Estes dois átomos são Isóbaros, pois têm o mesmo número de massa ! ( A =40, nos dois átomos)

Isóbaros são átomos com o número de massa igual , mas o número atômico é diferente.

Por último vamos aos Isótonos! Pense nestes átomos:

O Boro tem número atômico igual a 5 ( Z=5) e número de massa igual a 11 ( A =11) . Se você fizer 11 menos 5 dará 6 , que é o número de nêutrons do átomo ( n=6).

O Carbono tem número atômico igual a 6 ( Z=6) e número de massa igual a 12 ( A=12). Diminuindo 12 menos 6, encontraremos 6 . Então o Carbono, também ,tem 6 nêutrons (n =6).

Isótonos são átomos com o mesmo número de nêutrons .

Como no caso do Boro e do Carbono.

O pulo do gato para que você guarde sem muito esforço os conceitos acima, está aqui ! Mas lembre-se de primeiro entender para depois dar o pulo do gato, senão … coitado do seu gato !

Iso = é um prefixo que quer dizer igual . Então Isótopos, Isóbaros e Isótonos; todos tem haver com igual!

Isótopos = tem o p, que lembra Prótons. O mesmo número de Prótons ou número atômico

Isótonos = tem o n, que lembra Nêutrons. O mesmo número de Nêutrons.

O que sobrou foram os Isóbaros ! E o que sobra são o número de massa (A). Veja Isóbaros é o único com a letra A.

Mamão com açúcar ? Essa é para nunca mais se esquecer !

  1. coitite
    22/09/2009 às 15:32 | #1

    gostei achei interessante eessa pesquisa ajudou em meu trabalho

  2. 23/09/2009 às 14:36 | #2

    eu vou ter prova quinta feira pricisa de ajuda vocêis podem me ajudar ?

  3. jubarildo
    25/09/2009 às 18:30 | #3

    mui bom caramba

  4. Roberval
    25/09/2009 às 19:51 | #4

    eu tenho um trabalho a fazer e preciso de uma ajuda, o Z dos elementos e sua utilização na Radiologia, desde já agradeço ajuda.

    molibdênio ( Mb )
    tecnésio ( Tc )
    ródio ( Rh )
    aluminio ( Al )
    iodo ( I )
    bário ( Ba )
    cadolipio ( G2 )
    tungstênio ( W )
    chumbo ( Pb )

    • 25/09/2009 às 19:56 | #5

      Roberval,
      é só olhar a tabela periódica ( http://www.tabelaperiodica.hd1.com.br/). Olhe o número atômico (Z).

      Beijos

      • larissa kelly
        07/10/2009 às 19:08 | #6

        eu não entendo nada de ciências
        o que eu faço?

        • 08/10/2009 às 16:34 | #7

          Estude, Larissa!

          Não há mágica!

  5. 28/09/2009 às 08:51 | #8

    gostei muito e achei interessante……????????!!!!

  6. 28/09/2009 às 08:55 | #9

    essa coisa de pulo do gato e bom mesmo,aprendemos c/ + facilidade….

  7. zcbvcvbcvb
    09/12/2009 às 09:26 | #10

    gostei legal meajudou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuirto

  8. 21/12/2009 às 13:43 | #11

    olha eu tenho uuma prova na sexta-feira, e tenho uma perguta se vc poder me responder agradeço. A questão é Um átomo de flúor apresenta nove prótons e nove elétrons. Para adquirir estabilidade química, este átomo ganhou um elétro. Qual será a sua carga resutante? por favor me responda estoy desesperado com essa questão!

    • 21/12/2009 às 13:54 | #12

      Bommm.. Valdelane,

      a carga do elétron é negativa ( tanto é que a gente representa assim e-) .Se ganha um elétron, é sinal que o átomo ganha carga negativa. Se ganhou um elétron a carga é -1.

      Mas se acontecesse o caso contrário? Se o átomo perdesse um elétron? Neste caso, ele perdeu carga negativa- ficando positivo. E sua carga é +1.

      Deu pra sacar ???
      Beijos

Páginas de comentários
1 2 3 196
  1. No trackbacks yet.