Usando Música em Sala de Aula


Sempre curti música ! Cresci ouvindo Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina, Caetano Veloso,… E mais recentemente, aprendi a gostar de outros como a Zélia Duncan. musica.jpg

Também não acho que a função do professor seja somente descarregar conteúdo na turma e sair . O conteúdo é muito importante porém a gente ( professor) não pode se furtar a falar de valores que estão se perdendo aos poucos . Nós não podemos compactuar com isso também, né ?

E eu uso muito a música para mexer com os meus adolescentes de plantão. Acho  que eles têm que ouvir o que não chega aos seus ouvidos. A maioria até gosta disto.

A última música que usei com eles para colocá-los para pensr foi “Carne e Osso” ( da Zélia Duncan e Moska ). Leia a letra abaixo e veja o que dá para trabalhar : as diferenças, as horas que podemos errar, o que nos faz mais humanos, o que nos faz menos humanos, perdoar e ser perdoado . Isso são algumas idéias !

Veja se consegue a música para tocar. Pois aprendi que se é música, leve o CD ou fita que assim não fica capenga ! Vamos à letra ?

Carne e Osso

Composição: Moska e Zélia Duncan

A alegria do pecado
Às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu

E eu gosto
De estar na terra
Cada vez mais
Minha boca se abre e espera
O direito ainda que profano
Do mundo ser sempre mais humano

Perfeição demais
Me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito insosso
Pra não ser de carne e osso
Pra não ser carne e osso

Sobre estes anúncios

19 thoughts on “Usando Música em Sala de Aula

  1. a ideis de construção de um pensamento cognitivo na criança é muito boa,fazer com q a s crianças descubram e se articulem é muito boa .Parabens……………..

  2. boa idéia. gostaria de saber mais um pouco sobre como ultilizar a musica relacionando a música e outras diciplinas em sala de aula.

  3. Oi andrea, música é sempre válido em sala de aula. É uma pena termos que lutar contra uma série de problemas para melhorar nossos artificios didáticos!
    BEIJOS… Td por aqui é sempre muito interessante!

  4. Oi pessoal, sou estudante do último ano de pedagogia e farei meu TCC como podemos fazer com que nossos alunos “entandam melhor a disciplina atravpés da música.Assim que ficar pronto darei mais notícias e se alguém tiver alguma idéia que possa ser acrescida no TCC é só escrever.

    bjs a todos

  5. Musica para aula de citologia.

    A parede celular,
    e o vacúolo central,
    junto com o cloroplasto,
    só na célula vegetal.
    Ritmo: Terezinha de Jesus… (infantil)

  6. Estou fazendo um estudo sobre o assunto, já dei um curso para alunos de normal superior e foi muito bom, aproveito a música para trabalhar interpretação de texto, geografia, culturas, tradição, ciências, história e outras áreas. Peço a você, se puder que me envie bibliografia sobre o assunto. Parabéns pela iniciativa e obrigada.

  7. adorei a maneira d voce trabalha a musica com seus alunos. estou me especializando na educaçao infantil e vou adotar esse metodo com meus futuros alunos pois tambem adoro todo e qualquer genero de musica. parabens.

  8. Oi! Andrea, gostei do seu ponto de vista em relação a música em sala de aula, pois, no meu ponto de vista é um dos caminhos que nos direciona obter-se um resultado mais eficiente em termos da ética, moral e socialização. Sabe-se que vivemos em um país capitalista e os governantes não se preocupam em valorizar a educação, e a música é uma possibilidade de nos aproximar do mundo do educando e tentarmos utilizar essa ponte para colhermos algo que possa oferecer ao mundo futuro, paz, honestidade, respeito, solidadriedade e dignidade humana.

  9. Sou professora de educação infantil, gosto muito de trabalhar com músicas na sala de aula. Acredito que a musica muda atitudes e facilita o entendimento de muitos conteúdos.
    Indico para você o site de um grupo que trabalha com musicas folcloricas e de sua autoria.
    site:www.cantandocomascriancas.com.br

  10. Olá!
    Trabalho com Educação de Jovens e Adultos (14 a 48 anos) e gostaria de idéias para poder trabalhar a música em sala.
    Desde já agradeço,
    Abraços,
    Ana

    • Ana, dá para adaptar essa música para os mais velhos. Eles então que não gostam de mostrar os seus erros , não gostam nem de consertar o que erram… Mostre a eles que muito é feito errando e acertando. Temos muito o que consertar e acertar, mas primeiro temos que errar !
      Beijos

  11. Oi Andréa!
    Sou Professora de Arte e gosto muito de trabalhar música na sala de aula. Não sou formada em música mas sempre faço pesquisas e procuro trabalhar música trazendo repertórios variados e partindo tambem do interesse dos alunos.

  12. Estou fazendo minha tese em musica como instrumento em sala de aula. Acredito muito que a música pode alcançar alunos com dificuldades.

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s