Mais Dinâmicas


Sei que uma parte das pessoas não gosta muito de Dinâmicas. Porém, tenho notado que muita gente tem vindo ao Blog para procurar esse tipo de estratégia. Acho que é sempre bom procurar diversificar as atividades, e, envolver nosso aluno. Estou com um pouco de trauma de falar “tornar nossas aulas mais prazerosas”. Neste ambiente em que tudo tem que ser bom, animado, fácil e gostoso para o aluno; sinto-me às vezes menos professora e mais animadora de auditório.

Mas concordo que temos que fazer tudo o mais legal possível e diferente. Sair da sala de aula, se mexer, trocar o corpo de posição… movimenta a aula. E a turma fica mais tranqüíla depois e é muito mais fácil de obter a atenção dos “aborrecentes”.

Chega de blá, blá, blá … Vamos ao que interessa . Duas dinâmicas bem legais, já usadas e aprovadas pelos alunos ( e por mim, é claro!!!).

  1. Bolinha de Papel:Leve a sua turma para fora da sala de aula, para um espaço bem amplo ( como a quadra de esportes). Fale para os alunos levarem uma caneta de qualquer cor. Faça uma roda e dê para cada aluno uma folha de papel, tome cuidado para que essa folha não se encontre suja e amassada!
    • Peça para cada aluno observar a folha. Se está suja, amassada , com alguma dobra …
    • Depois, peça para que façam uma bolinha de papel. Eles amam isso !
    • Esteja certo(a) de que todos amassaram bem a sua folha e fizeram a bolinha. E então mande eles voltarem com a folha como estava. Sem o amassado, sem nenhuma ruguinha ou dobra.
    • É claro que eles não conseguirão. Faça um paralelo entre os sentimentos e a folha de papel. “Será que quando eu faço uma besteira e magoo alguém, posso devolver os sentimentos dela, em relação ao que fiz, como eram? Posso desamassar os sentimentos, como uma folha de papel ? ” – pergunte e deixe -os pensar.
    • Depois peça para cada um escrever uma qualidade sua nesta folha amassada ! Sem nome. Só a qualidade . Acredite essa é a parte mais trabalhosa, pois eles têm uma enorme dificuldade em reconhecer suas qualidades!
    • Explique que uma das formas de ajudar o outro é colocar a sua disposição a sua melhor qualidade ! No final peça para eles trocarem “as qualidades” e darem ao seu colega o papel amassado com a sua qualidade.
    • Tenho algumas experiências maravilhosas com essa dinâmica.
  2. Para desfazer as “panelinhas”:Os adolescentes têm essa característica: não se misturam! O aluno A não faz trabalho em grupo com B ! Vamos desfazer as “tribos”!
    • Leve os alunos para fora da sala de aula . Para um espaço amplo e que tenha um aparelho de som. Peça para fazerem uma imensa roda e combine que:
      • Você vai colocar uma música para tocar – arranje algumas animadas – e eles têm que se movimentar no rítmo da música ! Dançar, bater palmas e cantar vale ! Só não vale andar em duplas ou em grupos ! Quando a música parar tem que fazer o grupo do jeito que você mandar, muito rápido, com quem estiver ao lado.
      • Assim: quero 60 dedos da mãos juntos, rápido ! Volte com a música.
      • Pare novamente : Quero 4 pares de pés juntos !
      • Volta a música. Depois pára ! “Quero 4 mãos juntas! ” E vai assim.
      • Avise a todo instante que tem grupos se juntando, se preciso vai lá e coloque fulaninha longe de sicraninha ! E vai fazendo.
      • Quando você achar que as panelas se desfizeram, mande os alunos ficarem nestes grupos para fazer uma atividade – pode até ser um trabalho em sala de aula !
    • Essa dinâmica a princípio é adorada, depois odiada e depois adorada novamente.

Coragem e boa sorte !

Sobre estes anúncios

81 thoughts on “Mais Dinâmicas

  1. Sou professor da rede estadual de ensino e ministro a disciplina de Física, que delícia de matéria; amo muito ela sou apaixonado pelo que faço. vou colocar essas dinâmica em prática. Grato FÚLVIO.

  2. Oi sou professora de Escola Particular! Amei as dinamicas.. Vou colocar em Pratica a 1 Dinamica! Gostei muitoo!

  3. ADOREI ESSAS DINÂMICAS PARA ADOLESCENTES, MT BOAS. GOSTARIA DE RECEBER MAIS POR EMAIL. SOU PROFESSORA DE CIENCIAS PARA EJA E FUNDAMENTAL 2. OBRIGADA.

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s