Dinâmicas de Grupo


livros21.jpgEstive dando buscas na Internet para ver se achava algumas Dinâmicas de Grupo para trabalhar com os meus alunos. Achei poucas. Muita bibliografia e pouca coisa prática. E como já comentei aqui, meu defeito é esse: Sou uma pessoa prática!

Algumas dinâmicas de grupo que achei não consigo colocar em prática pois o material necessário é muito caro. Mas outras já usei e com sucesso!Vou colocar aqui duas dinâmicas que já foram aprovadas pelos alunos !

  1. Autógrafo: Distribua um papel em branco para cada aluno. Peça para eles escreverem no alto da página seu nome todo e passar uma linha embaixo.
    • Leve a turma para um espaço amplo ( outra sala sem carteiras ou o pátio da escola ou a quadra de esportes) e peça para cada aluno levar uma caneta.
    • Depois, explique que cada aluno tem que pegar o autógrafo do outro e que o aluno que pegar mais autógrafos, no tempo determinado, ganha. Fale que não vale autógrafos repetidos , que tem que ser legível e escrito o nome completo.
    • Dê mais ou menos 1 minuto para isso. E mande parar. Recolha os papeis e leve-os para sala novamente.
    • Depois, conte os autógrafos e veja o(s) aluno(s) que tem (têm) mais. Pergunte a eles como conseguiram tantos autógrafos. Leve a turma a refletir que para ter o autógrafo do amigo, eles tiveram que dar .
    • Isso dá um bom papo sobre Cooperação.
  2. Balas : Deixe em cima de cada mesa uma bala embrulhada em papel. E fale para a turma que cada um pode comer a sua bala desde que não abra com as mãos.
    • Deixe os tentar . Depois, fale ,novamente, assim: Vocês não podem abrir a bala com as SUAS mãos.
    • Leve os seus alunos a pedir a ajuda do outro que está ao seu lado para abrir a bala.
    • Outro momento de falar em cooperação e solidariedade.
    • Discuta com eles sobre isso . Coloque a música “Bola de meia, Bola de Gude” ( Milton Nascimento) para ouvirem e pensarem.

Meus alunos adolescentes adoraram as duas dinâmicas!

E você, professor , tem mais dinâmicas para a gente dividir ?

Sobre estes anúncios

148 comentários sobre “Dinâmicas de Grupo

    • Estou me formando em professora também e nós fizemos uma dinâmica muito legal na escola ” Passa o bambolê ” .
      É o seguinte : seus alunos estarão de mãos dadas fazendo uma roda, e terá uma pessoa no meio da roda ( você ) comandando . Você estará de olhos fechados e todos cantando uma musica enquanto o bambolê passa, quando você disser parou, com quem estiver o bambolê irá para dentro da roda com você, e assim até a roda estiver bem apertadinha.
      – Não vale : soltar as mãos, pode pular, passar o bambolê por baixo das pernas e etc .
      É uma dinâmica muito legal, e serve pra qualquer idade .

      • Ana Carolina:
        Legal a dinâmica!
        Mas ficam perguntas:
        Como as pessoas passam o Bambolê se estão de mãos dadas?
        Para que serve essa dinâmica ?
        Trabalhar espaço? Cooperação?Ritmo?
        Uma Dinâmica só vale se tiver algum objetivo para se trabalhar. Se não vira uma brincadeira !
        Beijos

  1. Amei, pois precisa de novas dinamicas para dar em sala de aula. Porque não sou professora trabalho na cordenação de uma escola de cursos profissionalisantes. gostaria de novas dinamicas pois apresento aulas inalgural.
    ATT. Edivania Leandro

  2. Olá ! Sou Psicopedagoga e agora comecei a cursar Biologia, gostaria de receber sugestões de Dinâmicas para trabalhar com os alunos sobre a CÉLULA.
    Obrigada.

    • Angélica,
      trabalhar célula por dinâmicas ?
      Infelizmente, não sei como.
      Dinâmicas para mim servem como um meio de trabalhar outras coisas: solidariedade, amizade, independência,… Competências que são importantes para aprender outros conteúdos ( talvez, Célula ?).
      Dinâmicas não são varinhas mágicas do tipo que se faz e o aluno aprende qualquer coisa. Para ensinar célula, temos que ensinar este conceito em si. Não sei se dinâmica ajuda.
      Beijos

      • Não concordo. Dinâmicas servem para ensinar de forma prática qualquer assunto. Basta bolar algo divertido relacionado com a disciplina.

        Quanto às células, dá para realizar uma para cada acontecimento celular:
        Ex: uma dinâmica para demonstrar aos alunos como se dá a passagem de nutrientes através da membrana plasmática:
        Forma-se um circulo de alunos com as mãos dadas. Estes representarão a membrana celular. Outros alunos deste circulo, identificados por roupa de cor diferente serão as proteinas e ficarão distribuídos aleatoriamente neste circulo. Dois grupos adversários de outra cores distintas representarão os nutrientes que precisam passar pelas proteinas. Estes grupos posicionam-se do lado externo no circulo e ficam com os olhos vendados. O professor inicia a partida.
        Cada aluno que conseguir entrar na célula, irá marcar ponto para seu grupo correspondente e guiar seus companheiros de time que ainda permanecem do lado de fora.

        O grupo em que todos os participantes conseguirem ultrapassar primeiro a membrana, vence.

  3. Achei legal essa dinamica pois eu e meu grupo na escola teremos q fazer uma e isso me deu uma grande ideia!!!
    ^^>

  4. Pingback: Os números de 2010 « Dicas de Ciências

  5. Fiquei muito animada com as suas sugestões de dinâmicas. Gostaría que você me ajudasse com alguma que reflita o pensamento de educação na visão de Gramsci (propõe uma escola igualitária). É para um trabalho e estou sem ideias.

  6. EU PRECISO DE UMA DINAMICA PARA TRBALHAR ANALISE COMBINATORIA, PROBABILIDADE, EU ACHO QUE A LUDICIDADE FACILITA BASTANTE A APRENDIZAGEM DA MATEMATICA! OBRIGADA!

  7. Parabens! achei muito interessante e simples a dinamica da bala. assim que tiver oportunidade irem usa-la. Gostaria de saber se voce tem alguma ideia para trabalhar homossezualismo ou sexualidade no ensino fundamental.

  8. Adorei a dinâmica da bala,simples e criativa,levando a uma reflexão bem interessante.Gostaria de tê-las mais .

  9. muito boa as dinâmicas e pode se aplicar com varias turmas,é bom eles terem em mente o espirito da cooperação dos demais amigos.

  10. Gostei da forma clara que explicas-te,a dinamica foi simples e muito objetiva.É deste tipo de dica que preciso.

  11. Sou do terceiro ano, e minha professora passou no início do ano uma dinâmica em que teríamos que fingir que a Terra estava acabando e nós éramos os únicos sobreviventes. Havia uma nave pronta para nos levar a outro planeta com as mesmas condições daqui, mas só possuia cinco vagas. Tínhamos que explicar porque devíamos ir, e no final o grupo decidia quem ia e quem ficava (atentando sempre para a quantidade de meninos e meninas, e para as qualidades que nos fariam sobreviver lá) foi bem divertido e percebemos que ninguém consegue fzzer tudo sozinho, precisamos sempre dos outros.

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s