Fenômeno Físico e Químico ( um pouco mais)

por Andrea Barreto

Já falei um pouco das diferenças entre fenômenos físicos e químicos. Mas tem alunos que estão me pedindo mais exemplos , então vamos lá ?

Toda Transformação Química altera a composição da matéria. O produto é diferente dos reagentes. Por exemplo: quando o Ferro ( Fe) reage com o Oxigênio (O2), ocorre a formação da Ferrugem – Óxido de Ferro ( Fe2O3) . A Ferrugem não é o Ferro sozinho nem o Oxigênio sozinho, mas sim um outro Produto. Coisa parecida vai ocorrer quando apodrece um alimento pela ação de fungos e bactérias.

Mas no Fenômeno Físico, já não ocorre a transformação da matéria. A constituição íntima de seus elementos não mudam. Se eu coloco por exemplo um pouco de água para ferver , ela vai se transformar em vapor . Mas será ainda água (H2O). Se eu pegar a barra de ferro , do exemplo acima, e quebrar. Ela vai continuar sendo Ferro (Fe). Isso é um Fenômeno Físico, a constituição do ferro não se alterou em nada diferente.

Então, já dá para responder : Se eu queimar o papel , estou demonstrando um fenômeno físico ou químico ? Mas se amassar o papel, qual é o tipo de fenômeno ilustrado desta vez ?

RESPOSTAS – Ana Clara

149 Responses para “Fenômeno Físico e Químico ( um pouco mais)”

  1. esse tema foi muito importante para mim,obrigado……..juliana

  2. Ajudou,
    Mas eu procurava mesmo exemplos de tranformações quimicas que ocorrem em industrias (setor produtivo), identificando os materias antes e depois da transformação .
    Mas mesmo assim este artigo foi muito bom.
    Se você puder me responder isso seria ótimo.
    O mais rápido possivel se for possivel.
    Eu prescisava para amanhã.
    Mesmo assim,
    OBRIGADA !!!

    Beijo !!!

    *—*

  3. Gostei muito, pois nesse site pude ter a resposta esperada, bem clara da diferença de uma Transformaão Química para Física.
    Muito Obrigada!!
    Um abraço

  4. MUITO BACANA PROFESSORA!

    ADORO!!!!!!

  5. A precipitação de uma proteína devido ao aumento da temperatura é um fenômeno químico?
    Levando em consideração que o processo é irreversível, percebo que este será um fenômeno químico. Mas na definição de fenômenos físicos temos : “A constituição íntima de seus elementos não mudam”. Na desnaturação protéica através do calor, caracteristicas da proteína são modificadas(como a solubilidade, por exemplo), mas a sua constituição permanece a mesma. E agora? O que temos?

    • Quando ocorre a desnaturação, a molécula da proteína é modificada.A desnaturação da proteína consiste no rompimento das ligações peptídicas e/ou perda das estruturas secundárias e terciárias
      Por tanto, a desnaturação é uma transformação química.
      Beijos

      • Andrea, não há a quebra da estrutura primária(ou seja, quebra das ligações peptídicas), apenas a perda(como disseste) da estrutura terciária, secundária. Não há modificação nas ligações químicas. O que muda é a organização da estrutura. (A sequência de aminoácidos também permanece a mesma)

        • Karoline,
          não sou Professora de Química… Então, seguindo o seu raciocínio se a ” sequência de aminoácidos também permanece a mesma”… acho que se trata de fenômeno físico. O que me deixou em dúvida é que há casos de desnaturação, onde não há como reverter o processo. E isso é típico de um fenômeno químico. Pergunte ao seu Professor de química. Ele está mais gabaritado que eu, que sou bióloga!
          Beijos

  6. gostaria que me ajudasse em 2 perguntas…
    1-De que maneira a bile participa do processo digestivo, mencionando ainda, onde é produzida, armazenada e utilizada?

    2- explique a importancia dos íons bicarbonato liberado pelo pancreas no duodeno, para a continuidade do processo digestivo.Relacionar tal importancia com o uso medicamentoso de substancias como bicarbonato de sódio.

    aguardo resposta, é muito importante,. um trabalho de faculdade que tenho q fazer
    obrigada

    • Andrea,
      não sou de dar respostas aos questionários. Como Professora, estou certa de que é procurando e escrevendo a resposta com suas palavras que o aluno aprende. E aprender é o que queremos. Estou certa de que você quer aprender.

      Este Blog é para alunos do Ensino Fundamental e Médio, não é à nível universitário. No entanto, abro essa exceção para você. Vamos lá ?

      1- A Bile é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Não é uma enzima, pois age como se fosse um detergente, quebrando o lipídios em gotas menores. Podemos dizer que a Bile tenha as seguintes ações:

      Os sais biliares aumentam a solubilidade do colesterol, das gorduras e das vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura) para ajudar na sua absorção
      Os sais biliares estimulam a secreção de água pelo intestino grosso para ajudar no avanço do conteúdo intestinal
      A bilirrubina (o principal pigmento biliar) é excretada na bile como um produto de degradação metabólica dos eritrócitos destruídos
      Algumas drogas e outros produtos metabólicos são excretados na bile e, posteriormente, são eliminados do organismo
      Várias proteínas que têm um papel importante na função biliar são secretadas na bile Os sais biliares são reabsorvidos no intestino delgado, são captados pelo fígado e novamente secretados na bile. Essa circulação dos sais biliares é conhecida como enterohepática. Todos os sais biliares no organismo circulam cerca de dez a doze vezes por dia. Durante cada passagem, pequenas quantidades de sais biliares atingem o intestino grosso, onde as bactérias quebram essas substâncias em vários constituintes. Alguns deles são reabsorvidos e o restante é excretado nas fezes.

      2- As enzimas secretadas pelo pâncreas digerem proteínas, carboidratos e gorduras. As enzimas proteolíticas, que quebram as proteínas em uma forma que o organismo possa utilizar, são secretadas em uma forma inativa. Elas são ativadas somente quando atingem o trato digestivo. O pâncreas também secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que protege o duodeno neutralizando o ácido oriundo do estômago. Os três hormônios produzidos pelo pâncreas são a insulina, que reduz o nível de açúcar (glicose) no sangue; o glucagon, que eleva o nível de açúcar no sangue; e a somatostatina, que impede a liberação dos dois outros hormônios.

      Espero ter lhe ajudado.
      Beijos

      • obrigadaaa, adorei,ajudou demais!!!!!

  7. aguardo resposta, seu site é otimo, parabens

  8. - MT LEGAL TIROU TODAS AS MINHAS DUVIDAS…

  9. eu gosto de ciecias

  10. tira-me uma duvida , quando a agua se encontra com o pó do café , isso é quimico ou fisico ?

    • Lucas,
      uma das características do Fenômeno Físico é que ele pode ser ” desfeito”. Há como separar o Café da água. Então é um Fenômeno Físico !
      Beijos

  11. Professora se a clara do ovo quando fica branca ao ser cozida,é um fenômeno fisico ou quimico? Porque ?

    ME AJUDA POR FAVOR !

  12. Mano gostei :d

  13. karacas muito legal

  14. foi muito legal valeu mesmo

  15. Pow ajudo muito muito msm , ERA PRA TRABALHO DE CIENCIAS E EU NAO SABIA ND! Vlwww *-*

  16. Sou mãe de uma aluna da 4 série do ensino fundamental, na prova de ciências da minha filha sua professora fez uma pergunta sobre transformação reversível ou irreversível. A pergunta foi: marcela amassou a latinha de guaraná, antes de jogá-la no lixo.
    Minha filha respondeu transformação reversível.Sou farmacêutica e um fenômeno físico então é reversível( só mudou a forma e não a estrutura química, e dela podemos fazer novas latinha(reciclagem) ). A professora deu a resposta como errada.
    Por favor, me esclareça melhor. Obrigado

    • Na 4a Série vendo isso ? Acho que não é a hora.
      Mas amassar uma lata é uma transformação física, por tanto reversível.
      Sua filha está certa. Reciclamos o alumínio que é derretido e depois remoldado em latinha.
      Beijos

  17. Gostaria de saber 3 exemplos de física-química no cotidiano.

    • Gisele, este Blog é de Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia. Infelizmente, não posso te ajudar. Beijos

  18. eu queria saber qual a velocidade media de um motorista ,sabendo que ele viajou 1h mantendo velocidade de 70 quilometros por hora 2 h com velocidade de 85 quilometros por hora

    • Meio confuso isso, Vitória!

  19. se eu pegar um copodde áqua bem cheio por um cartão por cima
    e virar o capo de cabeça pra baixo por q o cartão não cai e presão

    • Isso Matthews.

  20. atimosferica

Trackbacks

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 562 other followers